TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

20 de jan. de 2009

the rza


THE RZA, A MENTE DO WU TANG CLAN




Tenho uma lenda pra contar...Em um tempo distante, 1994, na rua Buenos Aires, centro neurótico do Rio, estava eu trabalhando, quando surgiu uma figura exótica na minha loja de vinis (vê ai como faz tempo). O cara chamava-se Alex e era brasileiro vivendo ilegalmente em Nova York já uns oito anos e disse que lá no Queens o rap estava dominando.e me deu uma fita cassete que ele mesmo gravou onde tinha o mestre Notorious B.I.G. a lenda Kool g rap, os loucos Show Biz e A.G. e um grupo que eu nunca tinha ouvido , chamado Wu Tang Clan, que era a febre local.

Aquela fita foi a mudança mais loka que ocorreu na minha vida... porque além das batidas e dos flows aquela união de estilos era uma coisa audaciosa e futurista e vi que se alguém conseguiu unir tamanha diversidade com tanta qualidade talvez ali estivesse o futuro pra mim no rap.Alguns meses depois nascia o esquadrão zona norte, grupo altamente influenciado por aquela mistura de beats ,flows, gente e de culturas. Vai ai um resumo do que é wu tang clan


De onde vem o nome "Wu-Tang Clan"?

Bem, os membros do Wu-Tang adoram filmes de artes marciais, e nos filmes o Wu-Tang era uma quadrilha antiga de monges rebeldes do templo Shaolin que possuíam uma habilidade chamada Wu-Tang Sword, as pessoas que estudavam este estilo progrediam em "Câmaras" ("Chambers") ou "pontos de morte" onde poderiam matar uma pessoa apenas com um sopro. Existe 36 pontos mortais no corpo humano, cada um apontando para uma câmara. Quando uma pessoa progredia para outra câmara um de seus dentes era substituído por ouro, e quando alcançar a última câmara ele terá uma placa de platina na boca. Qualquer um que chegasse a última câmara era considerado Wu-Tang Master. Ai fiquei viciado, assim como muitos também; e eu como gosto de produção musical comecei a ver quem era que produzia aquelas paradas alucinantes que pareciam e eram diferentes demais do que reinava na época (west coast) e vi esse nome THE RZA...

Ai descobri que esse cara era o mesmo de um vinil que eu tinha desde 1991 , O Prince Rakeen (ohhh i love you rakeem.) e vi que esse não era o único pseudônimo desse cara maluco vê só isso :

The Abbot
The Razor
Bobby Digital
Bobby Steels
Prince Delight
Prince Rakeem
Prince Dynamite
Ruler Zig-Zag-Zig Prince Dynamite
Ruler Zig-Zag-Zig Allah
RZArecta
The Scientist
Bob Digi
Robert Diggs
Bobby Boulders


O cara pensa muito grande não só no rap ,mais em muitas atividades se liga nessa pequena parte de uma agenda monstruosa que ele tem independente do wu tang clan:

01/05 Villarobledo,Espanha [Vinarock Festival]
07/05 Nantes, Franca [Le Lieu Unique]
08/05 Athenas, Grécia [Gagarin Music Space]
13/05 Cairo, Egito[Siag Pyramids Hotel]
15/05 Roma, Itália[Black Planet]
17/05 Fribourg, Suiça[Fri-Son]
18/05 Moscou, Russia [Tinkoff]
19/05 St.Petersburg, Russia [Manej]
21/05 Tirana, Albânia [Calvin]
23/05 Istanbul, Turquia [Eski Galata Koprusu]


ou seja, o cara ta no mundo e isso é só no mês de maio...

Rza começou sua parada nun grupo chamado ALL IN TOGHETHER NOW uma parada da sua área de atuação staten island depois como prince rakeem , ele assinou com a Tommy boy records em 1991 e fez um clip muito bom e depois assinou com steve rifkinds o cara da loud records, surgia o wu tang clan em 93.

Em 1995, RZA formou o grupo chamado Gravediggaz que era :Prince Paul, Frukwan and the latePoetic , o primeiro cd 6 Feet Deep foi recebido como um clássico. Com o alter ego Bobby diggital ele fez Bobby Digital álbum, In Stereo, criando um novo som pra o hiphop.


Veja os clássicos

Ooh I Love You Rakeem - 1991 [12 “Single”].
Wu-Wear: The Garment Renaissance - 1996
Tragedy - 1997 [Promo 12"]
As Bobby Digital In Stereo - 1998 [Album]
B.O.B.B.Y. - 1998 [Promo 12"]
NYC Everything - 1998 [12" Single]
The RZA Hits - 1999 [Album]
Cakes - 2000 [CD Single]
Wu-Tang Mix - 2000 [Album]
Domestic Violence Pt. 2 - 2001 [Promo CD]
The Interview - 2001 [Promo CD]
It Must Be Bobby - 2001 [Promo CD]
Digital Bullet (Limited Edition) - 2001 [Album]
La Rhumba - 2001 [CD Single]
The RZA Hits Mega Mix - 2002 [Promo 12"]
Brooklyn Babies - 2002 [Promo CD]
World According To RZA - 2003 [Album]
Saian - 2003 [12" Single]
I've Never Seen... - 2003 [CD Single]
Ich Kenne Nichts (Das So Schön Ist Wie Du - 2003 [CD Single]
Birth Of A Prince - 2003 [Album]we Pop - 2003 [CD Single
The Kings of Funk (2005)


A atuação dele também explodiu como produtor de trilhas sonoras para o cinema com Quentin Tarentino, trabalho nos filmes:.Resevior Dogs, Pulp Fiction e Kill Bill. fez também um belíssimo trabalho em Ghost Dog: The Way Of The Samurai , veja o que esse cara fez:

Trilha sonora - Filmografia

Final Fight: Streetwise (2006): "Biochemical Equation
The Boondocks" (1 episode, 2005)
Granddad's Fight (2005) TV Episode ("Guillotinz (Swordz)")
Blade: Trinity (2004)
"Chappelle's Show" (1 episode, 2003)
The Lost Episodes Episode #1.7 (2003)
Ghost Dog: The Way of the Samurai (1999)
Belly (1998)
I Got the Hook Up (1998)
Bulworth (1998)
High School High (1996)
The Great White Hype (1996)
Sunset Park (1996)
Freedom Writers (2007)
"Afuro zamurai" (2006) (mini TV Series)
Blood of a Champion (2006)
Tom yum goong (2005)
Wu-Tang Clan: Disciples of the 36 Chambers, Chapter 2 (2004)
Soul Plane (2004)
Kill Bill: Vol. 1 (2003)
The Mindscape of Alan Moore 2003


Como Ator – filmografia

American Gangster (2007) (post-production)
The Lather Effect (2006)
Danny's Friend (2006)
Derailed (2005/I)
Getting Up: Contents Under Pressure (2005)
Marc Ecko's Getting Up: Contents Under Pressure
Coffee and Cigarettes (2003)
"Upright Citizens Brigade
Bobby Digital (1 episode, 1999)
Bomb Squad (1999) TV Episode Don't Be a Menace to South Central While Drinking Your Juice in the hood (1996)
Ufa...


Em 2003 se expandiu mais trabalhando sua criatividade em uma compilação com a participação de artistas de várias partes do mundo nas suas batidas esse projeto chama -se The World According To RZA e foi um sucesso na Europa especialmente na Alemanha.

The World According To RZA é uma compilação de música hip-hop, com artistas europeus, produzida por RZA. RZA viajou pela Europa, reunindo alguns dos músicos hip-hop mais importantes de cada país e convidou-os a participar neste álbum, considerado pelo membro dos Wu-Tang Clan como um projecto internacional. De Inglaterra à Turquia, RZA prova que o hip-hop não é apenas um fenómeno do continente americano e que pode ser expressado em diversas línguas.

The World According To RZA é um álbum imprescindível que vai certamente entrar para a História do hip-hop. E não só na Europa temos as produções do cara nun projeto chamado wu latino com artistas da américa central , caribe e outras terras “calientes”. É muita treta ...

Esse é um pouco do pensamento wu de dominação mundial pela arte e oque eu acho mais fascinante nisso tudo é a aproximação com as outras linguagens de música tipo , uma das paradas mais belas que eu já ouvi é o projeto think differently music ,onde rza produz músicas pra varias vertentes undergrounds de rap , ou seja , o wu tang conhece a cultura independente (the Rza e M.F. doom , mistura louca) onde vártios membros do wu gravam com muitos mcs considerados undergrounds.


Veja um trecho de uma música do Wu Tang Clan


Wu Tang revolution

Estas coisas me deixam fora de mim
Me deixam fora do meu corpo
então, eu não poderei mais ver
Eu chamo minha mina de vagabunda
Eu digo a todo tipo de pessoas que eles nada são
Eu estou perdido irmão, Você pode me ajudar
Você pode me ajudar irmão? Por favor,
Você viu o que fizemos? Perdemos o Amor
Eu estou falando sobre o amor
O Amor entre nós irmão, mas irmão,
Liga-se nisso
Eu ainda não entendo, Eu tô fora dessa merda
Bem, O que eu estou tentando dizer meu irmão
Porque, porque nos matamos uns aos outros?
Olhe para as crianças, Que tipo de futuro teremos?
Este e um treinamento que será dado a você
Pelo Wu, irmãos e irmãs
(A revolução! A revolução!)
e tempo de levantar! e pegarmos o nosso lugar!
(Será Televisionada, Televisionada!)
E então poderemos herdar o universo


Agora ai embaixo tá um link de um site com vários clips do Wu Tang. vejam ai num vão passar mal heim haha...


www.wutangcorp.com


O que faz a diferença? Talvez seja o soma dos trabalhos realizados, talvez o contato, talvez o dinheiro... sei lá, eu acredito que o que faz a diferença seja o talento e a ousadia de um cara que no começo, juntou seus amigos, colocaram uma pilha de cds nun carro velho e foram vender na sua vizinhança... Essa é uma prova indiscutível dessas duas ferramentas humanas talento e ousadia. RZA, um espelho a ser seguido, um visionário ou só um cara audacioso e talentoso...Tire as suas conclusões.


POR SLOW DA B.F

Um comentário:

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??