TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

26 de fev. de 2009

FRITOS VITRAIS DE VIDROS FURTIVOS

Frederico Fellini é um mestre na mais real força da palavra. Mestre é mestre porque ensina aprendendo e nunca disse que estava pronto ...Foi um eterno aprendiz como dizia Gonzaguinha na música e aproveitando esse clima de música e poesia me atrevo a escrever:

"Toma-me a mão senhor do cinema e me leve à ultima fileira que dali quero ver a vida de Fellini passada a limpo. Sob a luz azulada, com o cheiro do mofo do carpete e a gordura da pipoca quero me resfriar no ar condicionado e aquecer meu coração.Mas só naquele que admite o perdão , a palavra doce, a ausência de culpa , a igualdade,fraternidade , a simplicidade e o despojamento ".

Eu amo tudo que esse cara fez em relação ao cinema porque além de inspirador era pirador ,condição mínima pra que minhas retinas se predam a algo ...Como seria bom se todo dia ao inves de bbb e malhação pasasse um filme do fellini , poxa ia ser tudo tão calmo e perturbador . Iria ser um mundo melhor .

classicos como :

A Doce Vida (La Dolce Vita)

Amarcord

Fellini 8 ½”





me levam a um lugar longe e perto ao mesmo tempo (não que eu precise de lugares pertos ou longes pra ir )..mas uma viagem nunca faz mal a ninguém ..desde que não saibamos para onde vamos porque, quando sabemos é um saco (rsrsrsrs)


Filmes reflexivos e contemplativos. Estão entre os 100 melhores filmes de todos os tempos, segundo a lista do Sr.Slowdabf(único M.C ganhador do Pulitzer).São, sem dúvida alguma, obras importantes da Sétima Arte, porém não são filmes que agradarão ao grande público 100 %. Pelo contrário. Altamente recomendáveis aos apreciadores do mestre.

Espalhado sobre um sofá eu fico só vendo as imagens em alta velocidade como se fossem flashs em slow motion ....muito louco.

No entanto, o genial cineasta parece ter sido esquecido na sua terra natal, a Itália, onde toda a imprensa, incluindo a televisão estatal RAI, "ignorou" o aniversário da morte de Fellini.
Um desses engravatados metidos a besta declarou:

"A relação do nosso país com Fellini é marcada por um desafeto profundo, mas felizmente fora da Itália, o nome de Fellini é sinônimo de cinema"

E pra fechar um pensamento do mestre , que sintetiza a sua genialidade de mestre:
"A luz surge antes mesmo do argumento. Acredito na luz e a luz deve ser a exigida pela minha imaginação. Minha luz não será jamais a do sol. Acredito no cinema feito com a reconstrução no estúdio da luz do dia ou do mar. Reconstruí o mar em Amarcord e nada é mais verdadeiro na tela que este mar feito de duas telas de plástico agitadas por maquinistas de boa vontade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??