TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

26 de fev. de 2010

fritos vitrais e vidros furtivos


Frederico Fellini é um mestre na mais real força da palavra.
Mestre é mestre porque ensina aprendendo e nunca disse que estava pronto ...
Foi um eterno aprendiz como dizia Gonzaguinha na música e aproveitando esse clima de música e poesia me atrevo a escrever:

"Toma-me a mão senhor do cinema e me leve à ultima fileira que dali quero ver a vida de Fellini passada a limpo. Sob a luz azulada, com o cheiro do mofo do carpete e a gordura da pipoca quero me resfriar no ar condicionado e aquecer meu coração.Mas só naquele que admite o perdão , a palavra doce, a ausência de culpa , a igualdade,fraternidade , a simplicidade e o despojamento ".

Eu amo tudo que esse cara fez em relação ao cinema porque além de inspirador era pirador ,condição mínima pra que minhas retinas se predam a algo...


Como seria bom se todo dia ao inves de bbb e malhação pasasse um filme do fellini , poxa ia ser tudo tão calmo e perturbador .
Iria ser um mundo melhor .

classicos como :

A Doce Vida (La Dolce Vita)


Amarcord

Fellini 8 ½”





Esse clássicos me levam a um lugar longe e perto ao mesmo tempo (não que eu precise de lugares pertos ou longes pra ir )mas uma viagem nunca faz mal a ninguém , desde que não saibamos para onde vamos porque, quando sabemos é um saco (rsrsrsrs)


Filmes reflexivos e contemplativos. Estão entre os 100 melhores filmes de todos os tempos, segundo a lista do Sr.Slowdabf(único M.C ganhador do Pulitzer).

São, sem dúvida alguma, obras importantes da Sétima Arte, porém não são filmes que agradarão ao grande público 100 %. Pelo contrário. Altamente recomendáveis aos apreciadores do mestre.

Espalhado sobre um sofá eu fico só vendo as imagens em alta velocidade como se fossem flashs em slow motion .... e hoje me lembro que ontem assisti ao filme
G.I. JOE... MITO EFEITO E MUITO TIRO MAS PREFIRO O VELHO DESENHO ANIMADO ou OS BONEQUINHOS QUE BRINQUEI MUITO , TUDO BEM JÁ TINHA UNS 29 ANOS ...


No entanto, o genial cineasta parece ter sido esquecido na sua terra natal, a Itália, onde toda a imprensa, incluindo a televisão estatal RAI, "ignorou" o aniversário da morte de Fellini.

Um desses engravatados metidos a besta declarou:

"A relação do nosso país com Fellini é marcada por um desafeto profundo, mas felizmente fora da Itália, o nome de Fellini é sinônimo de cinema"

E pra fechar um pensamento do mestre , que sintetiza a sua genialidade de mestre:

"A luz surge antes mesmo do argumento. Acredito na luz e a luz deve ser a exigida pela minha imaginação.Minha luz não será jamais a do sol.
Acredito no cinema feito com a reconstrução no estúdio da luz do dia ou do mar. Reconstruí o mar em Amarcord e nada é mais verdadeiro na tela que este mar feito de duas telas de plástico agitadas por maquinistas de boa vontade”.


Entre os soldados que salvam o mundo do inimigo Cobra em Paris , prefiro o Italiano que me salva da serpente da ilusão....

2 comentários:

  1. Amo tesus textos...kkk
    Divulga aí, amado, mais um bloguinho na Cidade de Campos... quem sabe esse vai?
    http://acridoce-oil.blogspot.com/
    http://acridoce-oil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. "amo teus textos"... ( parece que escrevi errado... é que não deu tempo de puxar o freio de mão... desculpa aí, tá?)
    Ah... o blog... http://acridoce-oil.blogspot.com/

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??