TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

11 de jun. de 2011

Embargo...produção e revolução!!

Coisas que me fazem acreditar mais nas pessoas ...

Rappers cubanos desafiando os irmãos Castro, mas para quê?

Jovens cubanos estão desafiando a autoridade através da música rap rebelde, após o hip-hop americano deixar de ser mostrado como altamente político, nos primeiros anos em Nova York.

A maioria é de afro-cubanos os que estão envolvidos na cena do rap de Cuba mas será que todos são vocalmente descontentes com o regime de Fidel Castro?

Os declaradamente "contra" e que deixam o governo nervoso.

Anos atrás O Ministério da Cultura de Cuba, criou o "Agência Cubana de rap" ostensivamente queria trazer mcs rebeldes no controle.


Susana García Amaros, uma das muitas chefe da agência, celebra a arte:

"Rap é uma forma de batalha ... 
É uma forma de protesto para uma parte da população. 
Ele tem a força. Não é apenas a batida - o boom, boom, boom - é a letra"

Mas a Agência só presta apoio aos MCs que não falam mal do governo.
No começo, apenas nove dos cerca de quinhentos rappers cubanos ou grupos de rap fazem parte da Agência.
O apoio do Governo a um festival anual de hip-hop foi cancelada em 2006.

Isso não significa que os mcs fora do esquema governamental não estejam fazendo uma revolución popular.

A tendência mais quente da música cubana é o reggaeton, uma fusão de reggae, rap e música latina, que é muito mais sobre sexo do que sobre política.

Os cubanos podem ficar descontentes com os Castros, mas a maioria deles só quer ter um bom tempo de diversão??

O hip hop é uma mercadoria dos EUA que surgiu após o embargo comercial a Cuba.
Cuba tem desenvolvido um movimento rap homegrown, inspirado pelos sons e modas dos EUA e com muita coisa terrena.

Mas o que faz os rappers cubanos diferentes é que ao invés de celebrar bling bling, meninas e armas, suas letras falam de questões sociais em um país onde a liberdade de expressão é rigidamente controlada.

O rap cubano começou a surgir na década de 1990, e sempre foi um evento popular, com músicas gravadas em quartos de fundos e studios bem precários os próprios rappers distribuíam suas músicas e mixtapes em fitas cassete.

1 destaque na cena da ilha foi dado em 1999, quando o RAP foi aprovado pelo governo como "uma autêntica expressão da cultura cubana."

Nos anos seguintes, o governo criou a Cuban Rap Agency (CRA) para promover a cena, assim como uma gravadora Asere Productions e uma revista de rap chamado "Movimiento".

A aprovação do Governo ajudou o hip hop cubano emergir do subsolo, mas alguns vêem que a aprovação como uma gaiola dourada.

Formada em 1996, o duo de rap "Doble Filo" ("dois gumes") têm sido parte da cena de Havana desde o início e trabalhou com a Agência.

Mas o rapper Irak Saenz reconhece que existem contradições em fazer parte do sistema.

"Isso não limita a nossa liberdade criativa", disse ele à CNN.

"O CRA tem uma agenda que anda com a agenda do governo. Ele não me limita, mas não me força a ser criativo na maneira como eu expresso minhas idéias."

Junto com colegas de rap cubano "Los Aldeanos" ("os moradores") "Doble Filo" trabalhou com um selo de rap estadunidense, Emetrece Productions.

Mas o "Los Aldeanos", que se formou em 2003, fazem parte de uma nova geração de rappers cubanos. Eles não pertencem ao CRA, e nem querem. Eles são desafiadoramente duros e francos.

"O hip hop é uma forma de arte e de como se pode falar a verdade sobre como as pessoas estão vivendo", diz Aldo Rodriguez, um Aldeano.

A música "Niñito Cubano" é sobre um garoto crescendo durante a Cuba em "período especial", quando a queda da União Soviética trouxe dificuldades para a ilha.



Suas letras francas sobre a vida em Cuba não os fazem "amigos" entre as autoridades de Cuba, e isso limita suas oportunidades na ilha.

"Nossas letras não vão sempre com o discurso padrão de Cuba" diz Rodriguez.

"Eu posso ser famoso em outros países, mas aqui eles não vão me deixar fazer um show em um teatro."

Saenz Doble Filo tem realizado os EUA com seus colegas cubanos "Obsesion", uma turnê que incluiu rodar como estrelas mundiais do rap como Kanye West e The Roots.

Ele diz que, quando a sua geração de rappers foi forçada a limitar a forma como ela fala sobre as realidades da vida cotidiana, a nova geração foi mais ousada, com suas letras.

Bian Rodriguez, também conhecido como El B, o outro membro do "Los Aldeanos", diz que o hip hop dá voz às preocupações dos cubanos.

"As pessoas me dizem que precisam desta música, não só porque eles podem se identificar com o que estamos dizendo, mas porque sentem que talvez possamos dizer coisas que eles podem ter medo de dizer publicamente", disse à CNN.

Como a maioria dos outros grupos de rap cubano "Los Aldeanos" ainda não estão em posição de ganhar a vida com sua música. El B ganhou um campeonato de frestyle da red bull, mas ele ainda tem um dia de trabalho como professor de escola primária.

Na falta de recursos e equipamentos, os produtores da ilha tem que usar uma certa dose de ingenuidade quando se trata de gravação de suas músicas.

O produtor Doble Filo, Edgaro explica que nos primeiros dias do grupo, ele fazia faixas de looping dos últimos compassos das músicas em fitas cassete.

Estes dias, Edgaro produz músicas no seu PC, mas o software é pirata, dessas cópias trazidas para o país e difundidos nas ruas. Ele simplesmente não está disponível nas lojas.

Como a cena se desenvolve os grupos estão cada vez mais ambiciosos.

Doble Filo estão agora incorporando músicos ao vivo em seu som e usando mais tecelagem dos elementos da música tradicional cubana, e eles vão lançar o seu álbum de estréia, "Despierta" ("Wake up"), através Emetrece Productions.



Emetrece é dirigida por Melisa Rivière, Ph.D.no Departamento de Antropologia da Universidade de Minnesota.

Mais do que apenas promover a boa música, ela diz que o Emetrece está tentando educar e desafiar o embargo dos EUA a Cuba.

Como os rappers de Cuba, ela vê o hip hop como instrumento de mudança social.

À medida que El B coloca, "Eu acho que uma das coisas que as pessoas fazem a partir da música é exterminar a ideia de que não podemos fazer nada, não podemos mudar nada, e começar a pensarque podemos ser qualquer coisa que nós queremos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??