TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

21 de out. de 2013

PASSADO PRESENTE NO FUTURO

Me misturando ao ar quero voltar no tempo e ver o passado.

adjetivo :  que passou, terminou: "o respiro passado não voltará"
substantivo :  tempo que passou: "esquecer o seu ser é algo bom?"
preposição : após: "Passado o prazo, não é possível ser mais eu."

O futuro é corrente como uma corrente que me prende ao presente.

substantivo : tempo que se segue ao presente: "O futuro queimará ou te dirá."
adjetivo :  relativo ao futuro: "As gerações futuras sentirão o calor da chama fria."

O ar busca escapar por frestas na festa que me infesta a alma de sono e riso.

"Em meus momentos escuros / Em que em mim não há ninguém,
E tudo é névoas e muros / Quanto a vida dá ou tem,
Se, um instante, erguendo a fronte / De onde em mim sou aterrado,
Vejo o longínquo horizonte / Cheio de sol posto ou nado
Revivo, existo, conheço, / E, ainda que seja ilusão
O exterior em que me esqueço, / Nada mais quero nem peço.
Entrego-lhe o coração."

Preciso mais do que nunca controle entre os tons.

"Sorvo teus tons / inclino os lábios à procura / és dada aos mistérios / confunda meu ego
Amando notas / beija meus lábios / paladar quente tens
- estou em apuros! – sim!
Dirá o céu (da boca) / Livre! – Poesia, enfim -

Passado presente no futuro.

"Eu fui. Mas o que fui já me não lembra:
Mil camadas de pó disfarçam, véus,
Estes quarenta rostos desiguais.
Tão marcados de tempo e macaréus.

Eu sou. Mas o que sou tão pouco é:
Rã fugida do charco, que saltou,
E no salto que deu, quanto podia,
O ar dum outro mundo a rebentou.

Falta ver, se é que falta, o que serei:
Um rosto recomposto antes do fim,
Um canto de batráquio, mesmo rouco,
Uma vida que corra assim-assim."

SLOWDABF/ SARAMAGO /JOYCE FURTADO / FERNANDO PESSOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??